Foto: Reprodução | No final da tarde deste domingo, 16 de fevereiro de 2025, Pedro Lima Silva, de 60 anos, conhecido como “Pedro da Égua”, foi transferido com urgência após ser diagnosticado com dengue hemorrágica no Bairro Jardim América, em Novo Progresso (PA). A transferência foi realizada pela família, que ao perceber a gravidade da situação, o encaminhou para atendimento em Mato Grosso.
Durante o trajeto rumo a Guarantã do Norte (MT), Pedro teve uma crise e seu estado de saúde se agravou. Em um momento decisivo, a Ambulância da Via Brasil foi acionada para prestar socorro, conseguindo estabilizar o paciente e garantir sua chegada segura à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sinop (MT), onde ele está internado, e aguarda transferência para o hospital regional de Sinop (MT), prevista para esta segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025.
A ação foi coordenada por Sydney, proprietário da empresa Freitas Amazon Rastreamento e esposo da sobrinha de Pedro. Ele foi o responsável pela condução do veículo durante a transferência e fez um apelo para a Via Brasil, que prontamente atendeu e ajudou a salvar a vida do morador.
Sydney Freitas narrou para o Jornal Folha do Progresso, importância do atendimento rápido e eficiente prestado pelos socorristas da Via Brasil. Ele também chamou a atenção para a falta de equipamentos adequados no hospital de Novo Progresso, que impossibilitou um atendimento mais completo na cidade. Além disso, fez um alerta à população sobre o alto índice de casos de dengue na região e reforçou a necessidade de prevenção contra a doença.
Casos de Dengue em Novo Progresso
O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Novo Progresso, Majury, informou que o órgão está seguindo as orientações do Ministério da Saúde (MS) e que providências estão sendo tomadas para conter o avanço da doença. Ele reforçou que a população deve estar atenta aos sintomas da dengue e buscar atendimento médico imediato em caso de suspeita. Para mais informações, os moradores podem procurar a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).
(Assista ao vídeo abaixo)