Após paralisação, mineradora demite oito funcionários e mais de 60 ameaçam deixar a empresa em Itaituba

image_pdfPDFimage_printImprimir

Foto: Reprodução | A paralisação dos trabalhadores da mineradora Brazauro, iniciada na madrugada de quarta-feira (1º), resultou na demissão de ao menos oito colaboradores por justa causa nesta quinta-feira (2). A empresa está localizada a cerca de 120 km do distrito de Moraes Almeida, em Itaituba, e a situação vem gerando tensão entre empregados e direção.

Segundo relatos, os desligamentos foram vistos como retaliação às reivindicações apresentadas na mobilização, que incluíam reajuste salarial, aumento do vale-alimentação, plano de saúde para dependentes e melhorias nas condições de trabalho.

Conteúdo Relacionado

A decisão causou forte indignação. Em solidariedade, outros funcionários entregaram seus crachás e anunciaram que também podem deixar a empresa. Estima-se que mais de 60 trabalhadores, entre os turnos diurno, noturno e colaboradores de folga, estejam dispostos a se desligar.

Além disso, os demitidos alegam que foram informados de que seriam retirados do local com escolta armada até Moraes de Almeida ou Itaituba, o que aumentou o clima de insatisfação.

Até o momento, a Brazauro não se manifestou sobre as demissões nem sobre o andamento das negociações, deixando as operações em estado de incerteza.

Fonte: Giro Portal e Publicado Por: https://www.adeciopiran.com.br em 02/10/2025:18:00:00 Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação blog https://www.adeciopiran.com.br (93) 98117 7649/ e-mail: mailto:adeciopiran.blog@gmail.com