Cidade paraense é a terceira maior do mundo e a que mais emite dióxido de carbono

(Foto: Reprodução/Youtube) – Essa cidade brasileira é a terceira maior do mundo e a que mais emite dióxido de carbono
Usina de Belo Monte desvia grande parte do fluxo natural do rio Xingu para um reservatório que alimenta a usina principal.

Essa cidade paraense, é a terceira maior do mundo e a que mais emite dióxido de carbono
Município também já possuiu taxas de homicídio maiores do que a média nacional

Altamira, no Pará, não é só a terceira maior cidade em extensão territorial do mundo, com 159,5 mil km² — perde apenas para duas cidades na Groenlândia —, mas também a maior emissora de gases do efeito estufa no Brasil.

Campeã de emissões

O município é maior que Portugal, Islândia, Irlanda e Suíça e um dos que mais emite gases do efeito estufa do País. Somente em 2019, foram mais de 35 milhões de toneladas brutas de dióxido de carbono, segundo o Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG).

O desmatamento é a principal causa para que dos 10 municípios que mais desmatam no Brasil, oito estejam na Amazônia. Veja o ranking das dez cidades:

1-Altamira (Pará)
2-São Félix do Xingu (Pará)
3-Porto Velho (Rondônia)
4-Lábrea (Amazonas)
5-São Paulo (São Paulo)
6-Pacajá (Pará)
7-Novo Progresso (Pará)
8-Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
9-Colniza (Mato Grosso)
10-Apuí (Amazonas)

Além disso, a cidade já registrou taxas de homicídios até três vezes maiores do que a média nacional, devido ao grande crescimento populacional e ao crescimento de organizações criminosas.

Belo Monte

A usina de Belo Monte é gerenciada pela empresa Norte Energia. Estudo feito por cientistas e indígenas que habitam a bacia do rio Xingu alega que a hidrelétrica prejudicou rios, peixes e modo de vida das comunidades ribeirinhas.

O levantamento foi publicado na revista Conservation Biology e mostra que a alteração no curso do rio aumentou a seca e afetou a pesca no município de Altamira.

A empresa dona da barragem contestou a pesquisa alegando que se tratava de antes da barragem entrar em operação. E que os danos naturais já foram levados em conta.

Leia mais em: https://www.gazetasp.com.br/gazeta-mais/estilo-de-vida/essa-cidade-brasileira-e-a-terceira-maior-do-mundo-e-a-que-mais-emite/1160032/

Legado indígena

Altamira possui forte influência indígena. Em 2025, a cidade recebeu os Jogos Indígenas do Xingu. O evento reuniu 14 etnias de povos originários com disputas esportivas, apresentações culturais e atividades ancestrais.

O município possui mais de 126 mil habitantes. No território existem 52 aldeias indígenas como Arara, Iriri, Kararaô, Kwatinemu, Marupai e Tukaya, entre muitas outras.

Além disso, a cidade é conhecida como “Princesinha do rio Xingu”, porque fica às margens de uma das principais vias fluviais do estado.

Extremamente disputado, esse município é responsável por aglomerar uma grande quantidade de grupos e interesses em um único território. Essa singularidade faz com que Altamira enfrente problemas que só uma das maiores cidades (em extensão) do mundo pode enfrentar.

Fonte:  e  Publicado Por: https://www.adeciopiran.com.br em 25/07/2025:18:00:00 Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação blog https://www.adeciopiran.com.br (93) 98117 7649/ e-mail: mailto:adeciopiran.blog@gmail.com