Belo Monte, no PA, passa a ser a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira com inauguração da 14ª turbina

Vista aérea da Usina Hidrelétrica de Belo Monte na área onde estão colocadas 18 turbinas. Foto Marizilda Cruppe.
image_pdfPDFimage_printImprimir

A cerimônia em Vitória do Xingu, sudoeste do estado, teve a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. (Foto:Reprodução)

Décima quarta turbina da usina hidrelétrica Belo Monte, no PA, é acionada

Foi ligada, nesta quarta-feira (17), a 14ª Unidade Geradora (UG) da usina hidrelétrica de Belo Monte no Pará. O empreendimento, que já é a quarta maior usina hidrelétrica do mundo, passa a ser, a partir de então, a maior hidrelétrica totalmente brasileira instalada no país.

A cerimônia em Vitória do Xingu, sudoeste do estado, teve a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. “Uma única unidade como essa unidade geradora pode alimentar uma cidade de 1,5 milhão de habitantes. Isso demonstra que estamos vivendo um momento único”, disse o ministro.

A unidade tem capacidade para gerar cerca de 600 megawatts de energia. Segundo a Norte Energia, a usina agora começa a operar com 8.788,5 megawatts de potência, ultrapassando a capacidade geradora da usina de Tucuruí, no Pará, e a parte brasileira da usina Itaipu, instalada na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.

O projeto deve contar com um total de 18 turbinas e quatro ainda não entraram em funcionamento. A previsão é que a montagem seja concluída até o final deste ano.

Por G1 PA — Belém
Blog Adecio Piran

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Blog Adecio Piran Telefone: WhatsApp – (93) 98117 7649 – e-mail:adeciopiran.blog@gmail.com e/ou adeciopiran_12345@hotmail.com

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”